terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nosso processo de desenvolvimento de vida

Entenda um pouco mais sobre a nossa Comunidade

A Comunidade Corpo Vivo entende que fomos criados para alcançar o nosso potencial máximo, promovendo assim, a Glória de Deus. Por essa razão, desenvolvemos uma estratégia simples para que estejamos sempre nos aperfeiçoando, afim de vivermos o maravilhoso plano de Deus para as nossas vidas.
Queremos conectar os membros aos cinco propósitos bíblicos, a fim de que eles se tornem discípulos que crescem de maneira saudável. É como um ciclo de vida que passa por determinados estágios até alcançar sua maturidade.

 Os estágios neste Caminho são:


Comunhão – Através de um processo abrangente queremos alcançar para Cristo pessoas sem compromisso e batizá-los em nome de Jesus.


Discipulado – Depois de batizá-los queremos conduzi-los a um crescimento em Cristo rumo à maturidade.


Ministério – Neste estágio, nós capacitamos o discípulo para o desempenho do seu ministério. Ajudando-o a identificar o modo singular como foi criado para realizar o serviço cristão.

Missões – E o ciclo de vida se repete quando o discípulo se torna uma testemunha fiel do amor de Deus revelado na Cruz. Ele cumpre a Grande Comissão de ir a todo o mundo.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Familia, criação de Deus

A família é um assunto presente em toda Bíblia Sagrada. Tanto no Antigo quanto Novo Testamento a importância da família é exaltada.

Jesus o filho de Deus nasceu no seio de uma família. Teve uma vida familiar abençoada que serviu de base para seu desenvolvimento até que chegasse à hora de se revelar como o Messias de Israel. foi obediente e sujeito a seus pais. Como homem perfeito em todas as coisas, também foi perfeito em seu relacionamento familiar.

Em tempos atuais em que o divórcio tornou-se coisa corriqueira, a autoridade paterna é questionada por “especialistas” e a própria legislação procura retirar o poder dos pais.
Em tempos passados as crianças eram educadas para o lar. Os rapazes deveriam tomar esposas e sustentar seu lar, as meninas deveriam ser boas esposas e boas donas de casa. A modernidade deu primazia a outras realizações pessoais e em conseqüência a instituição do casamento perdeu seu espaço na mente do homem moderno. Não que a mulher não possa ter seu espaço no mercado de trabalho, defendemos este espaço, que é uma posição que ela conquistou com muita luta, mas que isto seja usado com inteligência para não trazer divergência na família. Para isto o casal precisa entender que o trabalho do lar precisa ser realizado pelos dois, para que o peso não recaia só sobre a mulher que assim como o homem também trabalha fora de casa. Porque só a mulher deve ter uma jornada dupla? Para que isto não aconteça é preciso que haja cooperação da parte do marido.
A sociedade está doente e morrendo porque a família que a compõe esta se deteriorando. A disciplina acabou. A valorização do lar foi substituída pela valorização profissional. Ser um vencedor não significa mais ser honesto e educar bem os filhos. Vencer agora é ter carro do ano, casa em bairro de classe alta, enfim o status, mesmo que isso signifique um lar sem afeto, um casamento instável e filhos traumatizados. Mas a palavra de Deus diz: “É melhor um bocado seco e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com ela a desavença” (Provérbios 17.1). 

É muito fácil dizer que o governo não dá segurança, não prende todos os bandidos. Mas quanto de segurança será o bastante, enquanto os lares continuarem produzindo delinquentes? Não há base moral, por isso toda a família desmorona. O governo dá à didática, mas quem dá o incentivo, o impulso, o animo, o amor, sem o qual o conhecimento para nada serve, é a família. O estado combate o tráfico de drogas, mas o vazio familiar faz com que muitos filhos vão buscar nas drogas, no assalto e no assassinato preencher esta brecha que a família deixou aberta.

Certos valores do passado perderam-se na busca pelo progresso. Se não os acharmos, não nos acharemos a nós mesmos .

O que eu e você estamos produzindo em nossos lares? O Salmista escreveu: “Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade” (Salmos 127). Que tipo de flecha estamos lançando na sociedade?

Não é fácil na época atual criar filhos com uma boa educação familiar, mas se queremos que isto aconteça devemos dedicar um tempo do nosso dia para estarmos com nossos filhos. Sei o que é chegar em casa cansado de um dia estafante de trabalho, mas mesmo assim se fizermos um pequeno esforço conseguiremos fazer algo por nossa unidade familiar. Na hora do jantar faça com que todos da família estejam reunidos à mesa e aproveite este momento para conversar, saber como vai seu filho na escola, sobre suas amizades.

Não permita que seu filho faça parte de galeras, de turminhas que se reúnem diariamente em ruas e praças do seu bairro. Geralmente este pessoal incentivam uns aos outros para fazerem o mal. Procure em seu bairro associações comunitárias que se dediquem ao trabalho com menores e adolescentes e inscreva seu filho. Crie horários, para que ele aprenda a ser disciplinado, horário para estudar, assistir TV, jogar vídeo game, estar no computador e hora para dormir. De inicio ele vai reclamar, mas com o tempo ele vai se adaptar. Ensine-o a respeitar as pessoas, a dar lugar aos mais velhos no transporte coletivo, não jogar lixo na via pública. Estas coisas simples vão formando neles um sentido de cidadania e respeito. Este sentido de cidadania o afastará de amizades indesejadas.

Ensine ao seu filho o temor a Deus. Procure passar para seu filho o pouco que você souber sobre Deus. Se você tem dificuldade nesta área, mesmo que você não seja evangélico encaminhe seu filho a uma escola bíblica de alguma igreja, isto vai ajudá-lo muito.  O temor a Deus faz com que o jovem evite fazer coisas erradas, já que ele vai aprender que Deus o ama e que o mal vai afastá-lo deste Pai maravilhoso.


Fonte de pesquisa: Módulo 5(Fundamental) da FTB

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O lobo que existe dentro de nós

Uma noite, um sábio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.
Ele disse: "A batalha é entre dois ‘lobos' que vivem dentro de todos nós".
Um é mau: é a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é bom: é alegria, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade,verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: "Qual lobo vence?"
O sábio respondeu: "Vence aquele que você alimenta..."

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O significado do BBB ( por Luiz Fernando Veríssimo )‏

BIG BROTHER BRASIL
(Luiz Fernando Veríssimo)
Luis Fernando Veríssimo é um escritor, jornalista, humorista e cronista brasileiro, 
filho do também escritor Érico Veríssimo. É o escritor que mais vende livros no Brasil.
 
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A  décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...
 Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
 Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. 
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. 
Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
 Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ler a Bíblia, orar, meditar, passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Escada

"Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;
Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."( Fp 3.10-14)
 Para chegarmos a algum lugar, geralmente se requer esforço e dedicação de nosso parte. Dependendo do local, teremos de fazer diversas coisas, algumas que até nos aborrecem - como os preparativos para uma viagem ao exterior: passaporte, entrevistas, vistos, investimento de dinheiro e tempo.
A vida cristã pode ser comparada a um longo caminho até a vida eterna com Deus em nossa morada final, onde desfrutaremos da verdadeira felicidade. Esta jornada inicia-se aqui e agora. Se quisermos viver eternamente com Deus, precisamos andar com Ele enquanto aqui vivemos, cuidando do nosso planeta, respeitando o criador e suas leis e amando os outros.
Nesta caminhada passamos por um processo chamado " SANTIFICAÇÃO"  em que Deus nos transforma para que fiquemos mais parecidos com Cristo. A santificação pode ser comparada a uma escadaria. 
Deixamos de subir uma escada que não leva a lugar nenhum ( viver longe de Deus e segundo nossa própia vontade) e iniciamos uma subida na escada da santificação.
Todo dia deveríamos subir um degrau. Para isso precisamos de muita dedicação, mesmo quando nos sentimos fracos. Descer? JAMAIS ! Quando não for possível subir um degrau, devemos buscar a Deus para que Ele mostre como melhorar naquela área ou consertar aquele erro. Durante nossa caminhada Cristã, teremos que aceitar a disciplina aplicada pelo Senhor.
Enquanto caminhamos com Cristo e subimos degrau por degrau, também temos que lutar contra os maus desejos, as tentações e as dificuldades.
A vida cristã é um percurso com muitos obstáculos, mas no final da escadaria vamos ver o que " Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" ( 2Co 2.9).
Quem chegar até o final deste caminho vai viver eternamente contemplando a Glória do Senhor. - ETS.
  
"A santificação é progressiva e contínua. Busque-a diariamente".
 "Fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. (Hb 12.12)

Texto extraído do livro Pão Diário 2011, Editora RTM

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Salvando quem não quer ser salvo



Tem algum crente chato na sua cola?

Alguém insistindo para te levar para a igreja?

De repente é porque ele leu o seguinte texto:

"Liberte os que estão sendo levados para a morte; socorra os que caminham trêmulos para a matança!"
Provérbios 24:11

Este versículo é a base das nossas vidas. Estávamos sendo levados para a morte, caminhando trêmulos para a matança, porque o salário do pecado é a morte, mas alguém foi usado por DEUS para nos libertar. E hoje estamos aqui com a missão de libertar e socorrer outros que estão na mesma situação.
Este vídeo expressa bem uma realidade, muitas vezes estamos tentando salvar pessoas que não querem ser salvas. Não simplesmente porque não queiram, mas porque na maioria das vezes não entendem que estão na linha da morte. Como o homem neste vídeo, estamos insistindo, mas as pessoas, como a mulher, por causa do medo, não nos compreendem. Somos chatos, insistentes, como um dia alguém foi conosco. Tivemos um Encontro com DEUS que mudou completamente a história das nossas vidas, mas só o tivemos porque alguém insistiu conosco. Muitos só estão salvos hoje, com seus casamentos restaurados, libertos do pecado, experimentando uma Vida Abundante em Jesus, porque alguém chegou a quebrar o vidro e arrastá-los para fora do carro, antes que este fosse completamente destruído pelo trem chamado diabo, que veio para roubar, matar e destruir.
A linha da morte é o pecado. O pecado leva a morte. Somente um encontro verdadeiro com DEUS pode nos tirar da linha da morte e nos colocar na linha da vida. É preciso, no entanto, que alguém esteja disposto a libertar os que estão sendo levados para a morte e socorrer os que caminham trêmulos para a matança. Nós estamos aqui para isso.

Hoje nós estamos insistindo para que vocês também tenham um encontro com DEUS, porque sabemos o quanto será tremendo e o quanto suas vidas nunca mais serão as mesmas. Temos certeza de que a mulher do vídeo agradeceu muito àquele homem por não ter desistido, por ter sido insistente ao ponto de quebrar o vidro do carro e arrastá-la para fora. Ele não se preocupou com o preconceito dela e se ela o estava achando chato e insistente. Porque ele precisava salvá-la. Assim nós também não nos preocupamos se parecemos chatos e insistentes, pois sabemos que amanhã vocês estarão agradecendo por nós não termos desistido.
Chegou o tempo de mudar de vida! Chegou o tempo de sair do carro que está na linha da morte! Chegou o tempo de viver uma virada em suas vidas!
Chegou o tempo de sair da linha da morte!

P.S: Vídeo e texto extraído do canal do Ministério Vida Frutífera-DF